Olá! Como vai você?

Você está lendo o diário de Iza.


Muito obrigada por sua presença nesse blog. Talvez você queira saber mais sobre o que é escrito aquiConto para voce aqui...


É muito importante que você comente as postagens. Ficaria muito feliz!

  • Você comentando podemos trocar experiências
  • Posso aprender mais
  • E estabelecemos uma conversa saudável através dos comentários!)
by

E as coisas mudam


Depois que meu sogro faleceu, de repente e sem nunca ter estado doente, muita coisa mudou na minha vida. Se, antes, eu já tinha mudado muitos aspectos da minha personalidade por conta das intempéries que tive na Cidade Grande; agora,  tudo ficou diferente. E eu nem sei se ficou diferente ou fui eu que acordei para a realidade dos fatos.

Com a morte de meu sogro eu descobri ( sozinha, porque marido nunca me falou e se nega a falar comigo sobre a família dele ) que membros da família do meu marido me odeiam. Um dos que me odeiam chegou a me ligar dizendo-me coisas que nunca em minha vida tinha ouvido de ninguém. Não estou preocupada com o fato de me odiarem; ( pois a gente sabe que pessoas nos odeiam em silêncio ) fiquei surpresa. Por mais de vinte anos de casamento sentia-me acolhida naquela família. Ia às festas e me sentia dali. Sentia-me como filha de meus sogros, de tão bem tratada que tinha sido. Ele faleceu e com o falecimento dele eu também sofri muito, pois ele era muito legal comigo. Sentia-me como irmã de todos.

Esse sentimento de pertencer à família misturado com a incapacidade de meu marido de dialogar gerou um transtorno enorme. Quando percebi (nas frases que foram ditas: "quem és tu para dizer alguma coisa", aquilo lá não é teu") todo o rancor e ódio contidos numa única pessoa somente pelo fato de fazer algo que não foi pensado por mim, mas ajudar num desejo que meu marido falou ser ele e a mãe dele que queriam assim.

Foi um choque muito grande, confesso. E eu resolvi abrir mão de meu casamento. 

Sei que não sou bem vinda, no lugar onde meu marido está, e, onde não se é bem-vindo não se deve ir. Sei da dificuldade que ele tem de vir de onde ele está. Sei que ele escolheu cuidar do lugar preferido do pai e da mãe. Que os pais e os irmãos são bens maiores para ele. Sei o quanto ele gosta da mãe e de cada irmão e por isso jamais vou exigir que ele fique comigo.

Eu tenho uma qualidade que é reconstruir-me sempre. E comecei a replanejar toda a minha vida sem ele. Me disse que está feliz assim. Que quer ficar por lá e vir para a cidade quando puder. Perguntei diversas vezes a ele se queria a separação. Me disse que não, mas demonstrou por atitudes que o que mais importa é que eu o deixe em paz, preferencialmente que siga muda e calada. Penso que marido adoraria que eu fosse uma mulher muda ou completamente submissa.

Nestes mais de vinte anos eu tentei construir uma família para mim. Isso nunca aconteceu de verdade. Meu marido é uma pessoa legal. Não sei se ele é legal porque gosto dele ou ele é legal mesmo.  Não nos separamos porque ele não quis. Também não entendo porque ele não quis separar já que não participa muito da minha vida. 

O que ele não sabe é que ( em silêncio porque ele não gosta de dialogar ) eu já abri mão de meu casamento. Estou só observando e arrumando outras coisas para fazer que possam preencher meus momentos. Que fique claro que em caso de separação faço que nem minha mãe; sigo sozinha para sempre.

E o leitor poderá pensar que é somente uma fase. Que logo marido poderá estar mais junto comigo. Que as coisas vão se resolver e tal. Não. As coisas por mais de vinte anos estavam resolvidas, só me faltava enxergar. Tipo cair a ficha e tal.

Hoje ele ficou de aparecer por aqui. Disse que não precisava. Que poderia ficar à vontade onde está. Mesmo assim disse que viria. Será bem tratado pois é uma pessoa legal e diretamente nunca me fez nenhum mal, mas eu preciso seguir minha vida sem contar com ele. Preciso preservar minha dignidade.

Não estou chorando por isso. Quero o melhor para ele. E acredito que o melhor para ele é estar longe de mim. Talvez ( por ser conservador demais ) ele não tenha coragem de me dizer. Devo me preparar para quando ele me diga isso. E assim não será surpresa para mim.

2 comentários:

  1. Puxa, que desabafo profundo., Sinceramente ,eu nem sei o que te dizer! Recebe ele, pensa bem e vê se é isso mesmo que queres. 20 anos ou mais não são poucos ,nem de se jogar fora uma vida construída. Se é só pela família ?

    Nem sei o que te falar. Apenas fico aqui na torcida pra que tudo d~e certo e fique novamente bem! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. puxa... estou sem saber o que dizer...

    Imagino que seja como, de repente, abrir uma porta e encontrar um abismo... E nem se assustar...

    depois eu volto...

    Acima de tudo: fica bem, te preocupa com ele, mas não descuida de ti nunca!

    Bj <3

    ResponderExcluir

Não tenha receio de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...