Se for só para ganhar mais dinheiro, então não faça.

Neste ano, assim que completar cinquenta anos, peço a minha aposentadoria pelo município. Alguns conhecidos e amigos, quando sabem que vou me aposentar sem ter feito uma especialização para ganhar mais dinheiro, pensam que vou cometer uma loucura. 


"Como assim ela não quer ganhar mais dinheiro?" "São mais trezentos reais no salário."

Não é que eu não queira ganhar dinheiro. É que, como estou no final da carreira é difícil alguém com todas as titulações, no início ou no meio da carreira, ganhar mais do que ganho. Só fico ganhando menos do que aqueles que estão com o mesmo tempo de trabalho do que eu e, tem especialização ou mestrado em educação. E o meu município ( diferente do Estado do RS ) nos paga o piso nacional. E no Estado fui promovida para a Classe C, então está de bom tamanho.

Eu penso que estudar é sempre válido, mas não quando a ideia é apenas para ganhar mais dinheiro. Estudar se justifica somente para melhorar enquanto profissional e fazer algo de bom na profissão.

Tem uma série de motivos que fazem parte do meu "plano de fundo" hoje, e dos motivos pelos quais em Julho estarei pendurando as chuteiras no magistério municipal . No estadual continuarei por mais cinco anos.

Penso que o motivo principal se encerra nestas perguntas: Vou querer ganhar mais dinheiro para quê? Acumular coisas para quê? 
Tudo o que faço, faço com muito empenho. Foi assim que estive quando da graduação em Filosofia. Não é assim que quero estar novamente e somente para ganhar mais dinheiro.
Falando com uma pessoa amiga sobre isso ela me disse: "Se for só para ganhar mais dinheiro, então não faça. Não vale a pena."

Tenho uma vida simples. Sem extravagâncias. E quando a gente morre não leva nenhuma dessas coisas que se acumulou no mundo da matéria. Vou querer ganhar mais dinheiro para quê? Acumular coisas para quê?

Eu quero mais é levar uma vida simples, livre e totalmente liberta da materialidade. Ganhar o suficiente para viver e não precisar depender de ninguém, me basta.

Comentários

  1. Iza, essa é uma decisão que cabe só a ti e teu marido ponderar. Concordo que não precisamos acumular e chega uma hora em que o descanso vale muiiiiito mais do que tudo! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Tem coisas que não valem a pena o custo emocional que tem! Mais dinheiro por exemplo não vale certo desgastes! Estou com você nesse ponto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário